Home » Notícias » Máscaras Decorativas… Desafios

Máscaras Decorativas… Desafios

Muitas vezes relacionadas com culturas locais, folclore, personagens de filmes ou séries, temas da natureza, entre outros, as máscaras decorativas podem ter diferentes inspirações e estilos. 

Além de sua função estética, as máscaras decorativas também podem “carregar” consigo significados simbólicos, representando desde proteção a vontade de anonimato dependendo do contexto em que são usadas. 

Estas máscaras decorativas expostas na parede da entrada do pavilhão D foram elaboradas pelos alunos do 5º ano nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.

Para criar estas peças os alunos utilizaram materiais como papelão, cartolinas, revistas, vários materiais riscadores, tintas, pincéis, missangas, contas, plásticos, cordéis, lãs, entre outros materiais. Desta forma exploraram também diferentes técnicas, como pintura, colagem, recorte, dobragem, entre outras.

Para dar vida às suas criações foi necessário dar aso à sua criatividade e desenvolver as suas habilidades manuais, explorando diferentes técnicas e materiais, criando assim objetos em tudo únicos.

Em resumo, as máscaras decorativas foram uma atividade divertida e enriquecedora que estimulou a capacidade de resolução de problemas, a capacidade de tomada de decisões e escolha, a criatividade, a concentração e a habilidade manual dos alunos, promovendo também a expressão e valorização do trabalho artesanal. 

Ainda a propósito do Carnaval os alunos do 7º ano, na disciplina de Oficina de Artes, foram desafiados a criar mini máscaras, caras, caret@s e expressões faciais em rolos de papel higiénico.

Experimentaram a técnica de modelagem do cartão do tubo do rolo e experimentaram a técnica da colagem com sobreposição de materiais vários.

Os trabalhos encontram-se expostos no átrio do 1º piso do pavilhão A.

Já em EV de 7º ano o problema levantado foi a criação de uma escultura com sólidos geométricos, mas atenção, os únicos sólidos que podiam usar eram: tetraedro, octaedro, hexaedro ou cubo e prisma triangular. As medidas para os sólidos foram só arestas de 7cm.

Os alunos realizaram os trabalhos em grupos e cada elemento de cada grupo deveria construir pelo menos dois sólidos dos permitidos.

Todos os alunos gostaram destes projetos e aderiram aos desafios.

Contactos:

Av. Carlos Paredes
1750 – 314 Lisboa
Telefone: 217 571 510
Fax: 217 560 932
Email: aelumiar@gmail.com

Atividades e Projetos para Eco-Escolas

Refeições 2º e 3º Ciclos