Home » Academia de Líderes Ubuntu

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Academia de Líderes Ubuntu

Ubuntu Fest - Fórum Internacional de Gaia

Realizou nos dias 13, 14 e 15 de setembro o Ubuntu  Fest,  integrado no âmbito do Fórum Internacional de Gaia que conta durante o mês de setembro com uma ampla seleção de conferências, conversas, espetáculos de música, dança, teatro e poesia.

O Ubuntu Fest foi uma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Academia de Líderes Ubuntu/Instituto Padre António Vieira.

Estes três dias contaram com diversas atividades como conferências internacionais com palestrantes de Espanha, Irlanda, Africa do Sul, Moçambique, Colombia, Venezuela, e Timor com o mote “E depois do Conflito – a missão dos construtores de paz”, realizadas na Biblioteca Pública Municipal de Gaia, e ainda com Workshops realizados na Escola Secundária Almeida Garrett – Gaia.

O Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar esteve representado no Ubuntu Fest pela Diretora Professora Maria Caldeira, e pela Educadora Social Gisela Pereira como elementos representativos da Academia de Líderes Ubuntu Escolas.

O Agrupamento fez parte, no mês de maio de 2018, da Academia de Líderes Ubuntu como uma das quatro escolas selecionadas como escola piloto para um projeto alargado a diversas escolas no país no ano letivo de 2019/2020.

 

Academia de Líderes Ubuntu - Escolas de Lisboa

É um programa de capacitação destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. 

Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade.

Inspirada por estes valores a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.

Este ano foram selecionadas 4 escolas para serem as Escolas Piloto. A nossa foi uma das selecionadas. 

Este processo iniciou-se a 29 de abril com 2 dias de formação aos professores e técnicos. 

Na semana de 6 a 10 de maio os alunos tiveram a sua semana Ubuntu onde viveram uma experiência de transformação e que não vão esquecer. 

No dia 16 de maio foi feita a apresentação da Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Lisboa e formalizou-se as assinaturas dos protocolos. Alunos das escolas de Lisboa estiveram presentes e deixaram o seu testemunho da experiência  que viveram na semana ubuntu.