Torneio de Atletismo das EB1 Freguesia de Santa Clara – 3ª etapa

Decorreu na passada sexta-feira, 2 de fevereiro, a terceira etapa do torneio de atletismo que a Educar a Sorrir tem dinamizado, neste ano letivo 23/24, num périplo por todas as escolas da freguesia de Santa Clara.

Desta feita, o evento teve lugar na EB Maria da Luz Deus Ramos que recebeu alunos de todas as escolas básicas da freguesia, acolhendo-os num momento de exercício físico mas, sobretudo, de partilha e de convívio entre escolas.

feedback de todos foi muito positivo e a alegria das crianças foi nota de registo…

Até à próxima…

🐝 A Rede Nacional de Escolas Amigas dos polinizadores foi lançada em Lisboa🐞

A Quercus e a Jerónimo Martins juntaram-se para, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, lançarem a primeira rede de escolas amigas dos polinizadores, num evento que decorreu na EB1 Pintora Maluda, nas Galinheiras, em Lisboa. 

A Escola Básica Pintora Maluda é uma das 11 em Lisboa que vão receber o selo de “Escolas Amigas dos Polinizadores”. Depois de Lisboa, o projeto seguirá caminho para Portalegre e Leiria, de modo a construir uma rede nacional que ponha esta temática na agenda escolar.

O que torna a Escolas Amigas dos Polinizadores tão especiais?

Além de receberem ações de sensibilização, as escolas vão criar corredores com plantas e flores silvestres dentro do seu próprio espaço verde, que serão cuidados pelos alunos, para atrair insetos polinizadores.

O projeto prevê ainda a criação de sinalética para identificar estas “Escolas Amigas dos Polinizadores”.

A dinamização de um passatempo de hotéis para insetos.

E ainda, no final do ano letivo, um pequeno mercado de produtos biológicos provenientes das hortas escolares.

Selfie

A SELFIE (sigla de «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]).

A SELFIE recolhe, de forma anónima, as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na sua escola. Esta recolha é feita com recurso a breves afirmações e perguntas e a uma escala de resposta simples de 1 a 5. 

Uma vez concluída a SELFIE, cada escola recebe um relatório interativo «feito à medida» que proporciona tanto dados detalhados como breves descrições dos pontos fortes e dos pontos fracos.

Na apresentação que se segue será possível conhecer os dados relativos ao SELFIE realizado neste ano letivo e perceber, comparativamente com o ano letivo 2020/2021, a evolução feita pelo agrupamento no que concerne ao digital.

 

Corta Mato

Decorreu com sucesso o evento de corta-mato, envolvendo todos os alunos inscritos, como parte integrante das atividades da disciplina de Educação Física. A competição teve lugar nas instalações da escola, proporcionando um momento de desporto, saúde e confraternização. 

Parabenizamos calorosamente os vencedores, enaltecendo o seu empenho e conquistas nesta prova. 

Esta iniciativa reforça o compromisso da escola com a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis entre os alunos.

 

Quadros de Excelência e Valor

No passado dia 17 de janeiro, reuniram-se todos os alunos e alunas que integram os Quadros de Excelência e Valor do nosso agrupamento com os respetivos Diretores de Turma e a Sra Diretora Maria Caldeira.  

O propósito foi distinguir e premiar o mérito destes que se destacaram no 1º período, tanto nas médias académicas, como na sua postura diária de bons valores de cidadania e atitudes de colaboração e empatia para com todos os agentes educativos.

A Sra Diretora foi assistida pela nossa aluna assessora Margarida Silva e, depois de muitas fotografias e congratulações, passou-se ao lanche simpaticamente preparado pelos nossos alunos de Mentorias.

 

Parabéns aos nossos premiados, temos muito orgulho em vós!

Desafios de matemática…

Descubra o fascinante mundo da matemática com os nossos Desafios Mensais! 🌟

Dirija-se ao separador “Eventos & Atividades” no nosso site e explore a secção exclusiva de Desafios.

Cada mês, trazemos novos quebra-cabeças e questões intrigantes para desafiar a sua mente e aprimorar as suas habilidades matemáticas.

Não perca a oportunidade de testar os seus conhecimentos e participar desta jornada emocionante.

Desafie-se, aprenda e divirta-se com a Matemática! 🧠🔢 

Regulamento do Problema do mês (clicar no link)

De linhas e mais linhas nasce uma árvore de Natal…

No âmbito das disciplinas de Ev e ET os 5º anos juntaram-se para lançar linhas e mais linhas . Assim nasceu uma parafernália de triângulos aos quais se juntam segmentos de reta, trapézios e pentágonos. Desta forma, deu-se vida à geometria e surgiu a estrutura  de uma árvore natalícia que foi colocada na sala de convívio dos alunos.

Mensagens de Natal…

No âmbito das DAC (Domínio de Articulação Curricular), os alunos do 5º ano participaram colaborativamente entre as disciplinas de TIC e Educação Visual e Tecnológica, unindo esforços na conceção e elaboração de cartazes de Natal. Esta atividade interdisciplinar permitiu que os alunos aplicassem e aprofundassem conhecimentos tanto em termos tecnológicos, através do uso de ferramentas digitais na disciplina de TIC, como artísticos, ao explorarem a expressão visual e tecnológica na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Perceber o caminho desde a caligrafia à impressão foi o mote que marcou estes trabalhos.

O resultado reflete não apenas o espírito natalício, mas também a integração bem-sucedida de diferentes competências e abordagens pedagógicas entre as três disciplinas.



Reportagem Pitch CNN – Teach For Portugal na Escola Básica do Alto do Lumiar

No passado dia 16 de Novembro de 2023 a CNN esteve presente na escola no âmbito do trabalho desenvolvido pelo mentor Teach For Portugal em colaboração com o professor mentor. Neste seguimento, entrevistaram o professor Mário Balsa sobre a colaboração com a mentora e a Carolina sobre o papel do mentor na escola, para além disso recolheram também testemunhos dos alunos. Durante a aula apresentada dinamizou-se uma sessão de aprendizagens tendo em foco o desenvolvimento da escrita criativa, a colaboração e o sucesso académico em conjunto com o estilo literário da fábula. 

Desejo para ti…

Durante a última semana de aulas são muitas as ações que antecipam o
Natal no nosso agrupamento. E, por falar em antecipar, nada como fazer
uma bela lista de pedidos ao Pai Natal com a antecedência justa, já que
nem as renas fazem milagres.
Foi isso que a turma do 6ºB pensou em fazer… convidar todos os colegas
dos 5º e 6º anos, professores e auxiliares para enviarem as suas cartas ao
Pai Natal com os seus desejos natalícios! Havia apenas uma condição para
que o nosso posto de correio entregasse as ditas cartas aos ajudantes do
velhinho barbudo… os desejos pedidos deveriam ser para outras pessoas!
A ideia não poderia ter sido mais bem acolhida e, todas as cartas que
encheram a nossa caixa foram entregues no sítio certo.
E a todas, o Pai Natal – com a ajuda dos elfos fazedores de brinquedos –
deu uma resposta! Ufa, não foi fácil, ainda por cima com tanto trabalho nas
oficinas da Lapónia, mas o Pai Natal nunca desilude e a todos os que lhe
escreveram pedindo presentes para outros, terão eles próprios os
presentes que a sua bondade merece! Orgulho em todos… Ho Ho Ho!

Contactos:

Av. Carlos Paredes
1750 – 314 Lisboa
Telefone: 217 571 510
Fax: 217 560 932
Email: aelumiar@gmail.com

Atividades e Projetos para Eco-Escolas