Vamos ao Jardim Zoológico de Lisboa no dia 3 de março. Junte-se a nós !

Programa Eco-Escolas em parceria com o Centro Educativo do Jardim Zoológico de Lisboa, convida todos os interessados a juntarem-se a nós numa visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa, às 11h00.
 
A comemoração do Dia Mundial da Vida Selvagem, criado em 2013 pela ONU, aquando da verificação da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), tem como objetivo celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.
 
Neste Passeio pelo Jardim, guiado por Tiago Carrilho, técnico educativo do Centro Educativo do Jardim Zoológico de Lisboa, vamos conhecer melhor algumas espécies selvagens atualmente ameaçadas e quais as principais causas dessa ameaça.
 

“Estas mulheres cozinham de sol a sol para que ninguém fique sem comida” – Reportagem

Na freguesia de Santa Clara, distribuem refeições todos os dias a perto de 500 alunos que não estão na escola – mas já chegaram às 2000 famílias. Às vezes, tiveram de dormir na escola, sem tempo de ir a casa. A cozinha da Escola Básica das Galinheiras é um campo de batalha na guerra contra a covid-19.

Clique aqui para visualizar o artigo completo

Workshop 1 – “Gerir as emoções em tempo de pandemia” – Dia 25 de fevereiro às 21h30

Caros pais e encarregados de educação,

A Educar a Sorrir, dado o sucesso destas iniciativas e o pedido de muitas famílias, tem agendado dois workshops para que, neste momento difícil que atravessamos, possamos continuar a aprender. É altura de nos desafiarmos a pensar sobre questões relativas à parentalidade e à educação. Estes workshops visam promover entre os participantes uma profunda reflexão sobre o seu papel como educadores e fornecer-lhes conhecimentos e ferramentas/estratégias para ajudarem as crianças a serem mais autónomas, responsáveis, cooperantes e confiantes e estabelecerem com eles uma relação/comunicação mais próxima e eficaz.

O objetivo destes workshops ficou reforçado com a situação de confinamento que todos estamos a viver. Não tem sido fácil conciliar teletrabalho, com o papel de educadores e de pais em simultâneo. Todos sentimos necessidade de encontrar um novo rumo! É, então, para ajudar os pais nesta missão que vamos realizar em parceria com a Academia Educar pela Positiva, via zoom, 2 workshops gratuitos, convidando todos quantos pretendam a juntar-se a nós nestas iniciativas.

Estes serão os temas e datas:

– Workshop 1 – Gerir as emoções em tempo de pandemia – Dia 25 de fevereiro às 21h30

Sinopse:

Nesta sessão interativa, poderá:

  – Refletir sobre esta fase desafiante que atravessamos

  – Saber como ajudar os mais novos a lidarem com a atual conjuntura 

  – Conhecer estratégias para lidar de forma eficaz com os conflitos

Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/82439176901?pwd=UXE5dlRzM1BtYm5XRlh3ZGZOYzRCUT09 – (Clique aqui para entrar na reunião Zoom)

ID da reunião: 824 3917 6901
Senha de acesso: 708235

 

– Workshop 2  – O Cérebro da Criança – 10 de maio às 21h30m

(daremos mais informações futuramente)

 O Formador será Nuno Pinto Martins, autor do livro “Educar pela Positiva: um guia para pais e educadores”; Educador Parental em Disciplina Positiva* e Educador de Disciplina Positiva em contexto de Sala, certificado pela Positive Discipline Association (EUA); Fundador da Academia Educar pela Positiva (2017); Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) n.º F655984/2017; Membro da bolsa de formadores na Associação Portuguesa de Educadores de Infância (APEI).

 

Início das aulas – Ensino à Distância

Iniciam-se hoje as aulas em modo não presencial.

No separador ENSINO À DISTÂNCIA 2020/2021, têm acesso aos materiais disponibilizados pelos professores para que possam continuar a vossa aprendizagem.

Podem consultar também, Tutoriais e visualizar Vídeos das aplicações/ferramentas que vão ser usadas para o ensino à distância, bem como os horários e toda a informação do #EstudoEmCasa

Lisboa+ Sucesso Escolar 1º Ciclo

Ensino à Distância

As aulas em Ensino à Distância iniciam dia 8 de fevereiro.

O separador Ensino à Distância 2020/2021, tem para consulta tutoriais das plataformas que vão ser usadas (Classroom), e a partir do dia 8 de fevereiro, o acesso aos materiais disponibilizados pelos professores.

Refeições Escolares

Venho pelo presente informar que todas as cozinhas das escolas públicas do município de Lisboa, do Pré-escolar ao ensino secundário, estarão em funcionamento durante o período de interrupção letiva, que terá início amanhã dia 22, inclusive.

As refeições continuarão a ser asseguradas para todos os alunos de escalão A, B e com NSE entre as 12h e as 13h30.

A refeição será completa (almoço e lanche), em sistema take-away, por motivos de higiene e segurança no contexto atual.

A decisão da autarquia visa reduzir o impacto social do encerramento das escolas, na sequência das medidas temporárias de redução dos riscos de exposição e contágio Covid-19.

Os alunos que necessitam de levantar as refeições nas respetivas escolas, devem fazer chegar essa informação aos respetivos Diretores de Turma, Professores Titulares de Turma e Educadores de Infância.

Relembro também que, na sequência do encerramento das atividades letivas, os filhos até 12 anos dos funcionários de serviços essenciais das áreas da saúde, higiene urbana, segurança, entre outros, que não poderão exercer a sua atividade em regime de teletrabalho, vão poder aceder a nove escolas de outros tantos agrupamentos escolares de Lisboa. São elas:

  • AE Vergílio Ferreira – EBI S. Vicente de Telheiras 
  • AE Gil Vicente – Escola de Sta. Clara
  • AE Marquesa de Alorna – EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida
  • AE Patrício Prazeres – EB Patrício Prazeres
  • AE Prof Lindley Cintra – Escola Secundária Lumiar
  • AE Restelo – Escola Secundária Restelo
  • AE Luis de Camões – EB Leão de Arroios
  • AE Nuno Gonçalves – EB Natália Correia
  • AE Piscinas Olivais – EB Paulino Montez

Votos de boa saúde para todos!!!

O Bom Aluno à Escola torna!!!

O antigo aluno da Escola EB1 Maria da Luz de Deus Ramos, Rui Alexandre Ferreira- RAF, artista plástico de renome internacional, voltou à sua primeira escola, para oferecer puff’s para as salas de Jardim de Infância, construídos e pintados por ele e por alunos que foram ex-alunos desta escola e que agora estão na escola sede do Agrupamento E.B.2.3. do Alto do Lumiar, completando assim, um círculo de afetos e arte!
Muito obrigada, pela dádiva e pelos sorrisos que conseguiu promover.

Avaliações 1º Período

Para que os encarregados de educação possam ter conhecimento das notas do seu(s) educando(s) poderão aceder ao INOVAR CONSULTA, seguindo as indicações que se encontram disponíveis aqui. (clique no aqui)

Conto de Natal – BE do AL e Parceiros

A MAGIA desta quadra festiva, como é o NATAL, chegou às BE do AEAL, de uma forma diferente.

Uma aventura teatral, gravada em vídeo, em que os atores e técnicos, todos amadores, nestas andanças, disponibilizaram-se de braços abertos para levar até aos alunos e outros elementos da comunidade, uma adaptação do conto de Natal, intitulado “Ninguém dá Prendas ao Pai Natal,” de Ana Saldanha.

A entrega e partilha vários intervenientes: Biblioteca Maria Keil, Associação de Residentes do Alto do Lumiar, CAI do Bairro da Cruz Vermelha, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Centro de Dia do Alto do Lumiar, o JI e a Mediateca do Centro Social da Musgueira, Raízes e da Professora Bibliotecária do 1ºciclo/JI Sofia Carreiro, tornaram esta época, sem afetos presenciais, num momento de sonhos, alegria e fantasia. Esta foi a primeira de muitas aventuras teatrais em conjunto!

Foi fantástico ver a alegria estampada no rosto das crianças!

Apreciem as fotos dos momentos deliciosos que TODOS vivemos.

Contactos:

Av. Carlos Paredes
1750 – 314 Lisboa
Telefone: 217 571 510
Fax: 217 560 932
Email: aelumiar@gmail.com

Calendário

Fevereiro 2021
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728