Plataforma Mega

Clube de Teatro – Peça de Ulisses, A cena de Ninguém!

Foi um belo espetáculo que se viu no passado dia 14 de junho, na nossa escola, como comemoração do encerramento do ano letivo.

Os dois projetos que integram o nosso Clube de Teatro – Faz de Conta: O palco dos sonhos (projeto de encenação) e Atos e Farrapos (projeto de cenografia) – viram reconhecido o trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo, com a apresentação da peça Ulisses, A cena de Ninguém!, um texto adaptado da obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres.

A história foi contada pelos nossos queridos alunos e alunas que brilharam no palco improvisado da nossa escola, cheios de emoção e com o grande drama do nervosismo. Aplausos!

Foram orgulhosamente aplaudidos por colegas, encarregados de educação, pais, mães e irmãos, professores e assistentes operacionais que não quiseram faltar a este evento. Obrigada por terem vindo!

Sentados na plateia estavam, também, os alunos de Interpretação – Atores, do Instituto para o Desenvolvimento Social, que apadrinharam este nosso grupo desde o início. Obrigada pela partilharem o vosso amor pelo teatro connosco!

Para surpresa de todos, como encerramento do espetáculo, oferecemos ao nosso público e elenco a belíssima peça Allegro em violino, tocada pelo aluno do Conservatório de Música Dom Dinis, Vicente Maria. Palmas de pé!

Como é divertido mostrar os nossos talentos, como nos enaltecem os aplausos, os sorrisos, a alegria oferecida aos outros em momentos como estes.

Terminamos com um lanche convívio entre todos, onde se conversou e abraçou em forma de despedida que antecede as tão merecidas férias grandes!

Para o próximo ano haverá mais fantasia e, vamos com certeza, continuar a fazer de conta!

Se conseguimos apresentar um bom espetáculo ao nosso público no encerramento do ano letivo, foi graças a cada um que faz parte deste Clube de Teatro e que, contribuiu, acrescentou e deu de si a esta equipa sólida e ligada pela mesma motivação: a arte dramática!

Assim, quase a fecharmos este capítulo e antes do merecido descanso de todos, deixamos aqui os nossos agradecimentos especiais.

No projeto Faz de Conta: O palco dos sonhos (encenação)

Ao Afonso Sarnadas e Carolina Rodrigues, mentores da Teach For Portugal que assumiram e colaboraram nas sessões de ensaios dos nossos alunos, sempre com muita paciência e vontade de orientar. Sem vocês tudo teria sido mais difícil!

Atos e Farrapos

À professora Graça Lima, que foi a responsável pela elaboração e construção dos cenários e adereços que, em tanto, abrilhantaram a dramatização do nosso elenco e que tão elogiados foram pelo nosso público! Enriqueceste-nos mais do que imaginas!

Assistentes Operacionais

Que sempre se disponibilizam para ajudar com as logísticas dos nossos espaços com os sorrisos de sempre e brincadeiras à mistura. São todos muito especiais!

Diretora AEAL Maria Caldeira

Que nos deixa livres para criar as nossas pequenas criações, sem medo das nossas possíveis falhas, sem balizas impostas que impeçam as nossas construções criativas. Que nos apoia no que precisamos e vibra com sucesso dos nossos pequenos atores e atrizes. Gratos pela confiança!

Alunas e Alunos do Clube de Teatro

Porque é por cada um de vós que o fazemos… as correrias, os horários alterados, o cansaço, os ensaios extra… é por cada um e bem o merecem. Parabéns pelo que fizeram este ano, obrigada pelo entusiasmo e alegria que nos trouxeram. É sempre por vocês!

Festa de Finalistas 2023/2024

No passado dia 5 de junho de 2024, 59 dos nossos alunos finalistas do 3º ciclo tiveram a oportunidade de participar na Festa de Finalistas 23|24.

A festa teve lugar na Associação Arroz de Polvo, na praia da Fonte da Telha, e contou com a dinamização de jogos cooperativos, banhos de água salgada, um almoço e lanche deliciosos, música, dança, fotografias e muitos sorrisos.

Foi um dia que acreditamos que ficará gravado na memória dos nossos finalistas e que só foi possível com a colaboração dos proprietários e funcionários do Restaurante Kailua, que gentilmente cederam as refeições a todos os alunos, técnicos e professores que participaram neste evento. A eles, o nosso profundo agradecimento.

Da parte da equipa do NIOC, queremos desejar a todos os alunos finalistas um futuro cheio de luz. Sejam muito felizes!

Esta atividade foi dinamizada no âmbito do Programa de Desenvolvimento Vocacional, direcionada para os alunos que frequentaram o 9º ano de

escolaridade, neste Agrupamento de Escolas.

Festa Final do Ano Letivo do Agrupamento

No dia 07 de junho, celebrámos a festa final de ano do nosso agrupamento com muita animação e alegria. Foi uma manhã repleta de atividades, onde alunos e docentes tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto “A minha turma adota uma região” ao longo do ano letivo.

Todos os presentes puderam testemunhar o talento e dedicação dos envolvidos, refletidos nas diversas apresentações que se destacaram pela criatividade e qualidade. A animação foi garantida com cantares dos alunos, a entrega dos diplomas aos alunos do 9º ano e uma deslumbrante performance de dança de duas convidadas.

Este evento foi um verdadeiro sucesso, onde o espírito de colaboração e entrega de todos foi evidente. Agradecemos de coração a todos os que contribuíram para esta festa memorável, em especial às assistentes operacionais, às técnicas do NIOC, aos nossos parceiros comunitários e às Juntas de Freguesia do nosso território pela sua colaboração incansável.

Ficam aqui registadas algumas fotos deste dia especial, que ilustram bem a energia positiva e a união que marcaram o encerramento do nosso ano letivo.

Terreno Pedagógico: Colheita da Primavera

Os nossos alunos têm dedicado grande empenho e entusiasmo às tarefas necessárias para a preparação e plantação dos produtos no Terreno Pedagógico ao longo do ano letivo.

Chegou a época da colheita, e é com orgulho que partilhamos os frutos do seu trabalho. Após semearem cuidadosamente uma variedade de produtos de acordo com o calendário agrícola, os alunos agora colhem os resultados do seu esforço. Esta atividade prática não só enriquece o seu conhecimento sobre agricultura e sustentabilidade, mas também promove valores de responsabilidade e trabalho em equipa. Parabéns a todos os envolvidos!

Segue a reportagem fotográfica que documenta este processo enriquecedor.

Festa Final de Ano

É com grande entusiasmo que apresentamos o cartaz da nossa Festa Final de Ano, com o tema “A minha turma adota uma região”!

Este evento, que celebra mais um ano letivo de aprendizagens e conquistas, contará com a participação ativa de alunos, professores e encarregados de educação. Junte-se a nós para uma manhã repleta de atividades, apresentações e muita diversão, onde a comunidade escolar se une para celebrar o encerramento de mais um ciclo. Não perca esta oportunidade de partilhar momentos inesquecíveis com todos aqueles que fazem parte do nosso Agrupamento.

Dia Mundial do Ambiente

Graças ao apoio da SOLYD Property Developers, o MUS-E Lisboa comemorou o Dia Mundial do Ambiente nas cinco escolas do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar de forma muito especial! 

Todas as turmas do 1º ciclo e do 2º ciclo receberam uma workshops artísticos sob o tema do Dia do Ambiente dinamizados pelos artistas MUS-E Leonor Tenreiro, Carlos Manuel Rodrigues Monteiro, Efthimios Angelakis, Paulo Patraquim, Jade Cambournac, Raquel Amaral e Sandra Seixas.

Projeto RetoTech da Endesa

A Escola tem o prazer de partilhar que participou no Festival Final do Projeto RetoTech da Endesa, no dia 29 de maio. A experiência foi extremamente enriquecedora tanto para os professores que colaboraram neste projeto e o conduziram com sucesso, como para os alunos que se dedicaram de corpo e alma, representando a escola com profissionalismo, dedicação e empenho ao longo de todo o projeto.

É importante congratular todos os envolvidos pelo esforço e compromisso demonstrados. A sua capacidade de comunicação e entusiasmo foram notáveis e deixaram uma impressão positiva em todos os que visitaram o stand.

Aos professores de Educação Visual e Tecnológica, Físico-Química, Matemática e TIC, bem como a aluna estrangeira que está a fazer o seu estágio profissional no nosso Agrupamento no âmbito de uma parceria internacional Erasmus+, agradecemos profundamente a orientação e apoio essenciais para que o projeto chegasse a bom porto. A sua dedicação e paixão pela educação oforam a base do sucesso alcançado.

A todos os alunos, estamos imensamente gratos e orgulhosos do vosso trabalho árduo, criatividade e espírito de equipa. Vocês são a prova viva de que o empenho e a determinação são os verdadeiros vencedores. Continuem a perseguir os vossos sonhos com a mesma dedicação.

Obrigado a todos por fazerem deste projeto uma experiência memorável. Juntos, mostramos que a aprendizagem vai além da sala de aula, promovendo valores como a colaboração, a inovação e o compromisso.

Abaixo, podem encontrar as fotografias e o vídeo que documentam a nossa participação no festival.

“Educar a Dançar” – 11ª Edição – Fundação Champalimaud

O passado sábado, 25 de maio, foi dia de dança… A Educar a Sorrir promoveu a 11ª edição do nosso evento anual de danças, o “Educar a Dançar”…

Passaram pelo palco do anfiteatro da Fundação Champalimaud cerca de mil crianças, distribuídas por 23 grupos de jardins de infância e 42 grupos de escolas básicas, em 55 apresentações de diversos estilos de dança! 

Foi um dia em cheio, com alegria para crianças e familiares e com orgulho por fazermos parte desses momentos…

Partilhamos um pequeno vídeo e algumas fotografias desse dia e agradecemos a todos quantos o fizeram possível…

Assista ao vídeo – https://youtu.be/U8rMwCS5Im4

 

As bicicletas no Parque da Serafina

No âmbito do Projeto Pela Cidade Fora, que visa promover a mobilidade sustentável e a educação rodoviária entre os jovens, todas as turmas do 6º ano tiveram a oportunidade de andar ou aprender a andar de bicicleta no Parque da Serafina, em Monsanto, a convite da parceria com a EMEL. 

Neste parque, os alunos puderam conhecer e cumprir os sinais de trânsito, promovendo a segurança e educação rodoviária.

Contactos:

Av. Carlos Paredes
1750 – 314 Lisboa
Telefone: 217 571 510
Fax: 217 560 932
Email: aelumiar@gmail.com

Atividades e Projetos para Eco-Escolas

Refeições 2º e 3º Ciclos