Projeto “A Menarca vai à Escola”

Na continuidade do projeto piloto “A menarca vai à escola” estiveram na nossa escola a atriz Joana Seixas, a equipa da Associação Corações com Coroa e da Câmara Municipal de Lisboa, para testagem da aplicação do mesmo a alunos do 6ºAno de escolaridade. O tema foi apresentado de forma ludica e pedagógica, o que suscitou bastante interesse e questões pertinentes por parte dos alunos. Após o encontro com os estudantes, a atriz Joana seixas assinalou que “É importante ser o 6ºAno para absorver a informação mais precocemente, tanto para as meninas como para os meninos.” 

Crédito texto e imagem: Talitha Vaz

A Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, AMUCIP apresenta kit pedagógico – Alma Cigana, para aplicação em sala de aula

Romano Atmo – Alma Cigana, esta formação teve como objetivo a sensibilização aos/as professores/assobre a cultura cigana, com as mediadoras sociais Sonia Matos e Alzinda Carmelo. As técnicas apresentaram este Kit na primeira pessoa, dando assim credibilidade e validação tanto na vivência, como na aplicabilidade do kit pedagógico da cultura cigana. O objetivo é promover a informação através do um jogo intercultural pedagógico, em contexto de sala de aula para alunos não ciganos, por forma a desmitificar crenças e preconceitos face a esta cultura. O kit foi criado em 2016 e validado em 2017, o mesmo está disponível nos sites do Ministério da Educação, do Alto Comissariado para as Migrações – ACM e Câmara Municipal do Seixal. 

Crédito texto e imagem: Talitha Vaz

O Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, Workshop sobre o conceito de monitorização para docentes e técnicos do Agrupamento de Escolas do Lumiar

A perita externa do ISCTE, Professora DrªCarla Colaço realizou na última quarta-feira formação sobre o conceito de monitorização. Na dinâmica com os participantes foram apresentadas ferramentas de monitorização para aplicação em contexto escolar, em diferentes ações e atividades.  

Crédito texto e imagem: Talitha Vaz.

A minha Turma adota um País” – Atividade do 6ºA

No passado dia 17 de janeiro, os alunos do 6º A realizaram uma entrevista online à mentora Leni Lima (Teach for Portugal),, a qual estava integrada no projeto “A minha escola escolhe um país” .  O projeto foi desenvolvido nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, integrado no tema Interculturalidade.
A turma escolheu decidiu escolher Cabo Verde e sugeriu entrevistar  a mentora Leni Lima, uma vez que é originária deste país. Devido  ao facto da mentora se  encontrar impossibilitada de vir à escola, foi decidido concretizar a entrevista utilizando a plataforma Zoom. 
A mentora Sofia Fernandes (também da Teach for Portugal e que acompanha a turma ) deu um contributo importante na realização da entrevista, tendo ajudado o professor e os alunos na realização desta tarefa, assegurando os aspetos logísticos necessários ao êxito desta iniciativa.
Os alunos realizaram perguntas pertinentes sobre a fauna, flora de Cabo Verde, tradições locais,  bem como alguns aspetos culturais mais relevantes deste país.
A turma gostaria de expressar o seu agradecimento à mentora Leni Lima pela sua disponibilidade e pela forma simpática como respondeu às questões colocadas”.

Lista Ordenada Grupo 110 Horário – 38

Está disponível para consulta a Lista de Ordenação de Contratação de Escola – Horário 38 – Grupo 110.

Lista Ordenada de Contratação de Escola – Clique aqui para consultar

Seleção da Técnica de Serviço Social- Horário 37

Lista ordenada de seleção de candidatos que compareceram à entrevista, com disponibilidade imediata para aceitação da colocação:
 
Catarina S.G.R. Gaspar Sozinho – 71,15%
 
Rosa da Conceição Martins Coelho – 66,88%
 
Vera lúcia Pinheiro Saragaço Pires – 21,36%

Teach For Portugal realiza formação sobre Pedagogia Culturalmente Responsiva para equipe técnica do Agrupamento da Escola do Lumiar.

A equipe de formação da Teach For Portugal esteve presente na sede do Agrupamento de Escolas do Lumiar para uma apresentação sobre Pedagogia Culturalmente Responsiva onde estiveram presentes funcionárias, parte do corpo docente e a diretora. No decorrer da ação foram desenvolvidas atividades de brainstorm, Think Pair Share bem como dinâmicas de caso concreto em sala de aula com estratégias e possíveis soluções. O encontro pedagógico rendeu partilhas de informações, conhecimento, estratégias, reflexões e risadas.
Crédito texto e imagem: Talitha Vaz.

Esferas em foco

Esferas de Capacitação em foco, o projeto conta com novidades para o próximo trimestre tanto no corpo técnico como nas práticas para a aprendizagem.

Artigo: Esferas de Capacitação em foco_ Nesta quarta-feira a equipa do projeto Esferas de Capacitação reuniu-se para estabelecer os parâmetros do próximo trimestre. O projeto tem como objetivo promover a autorregulação face às aprendizagens, com grande enfoque no desenvolvimento da autonomia e responsabilidade dos(as) alunos (as) no seu processo de ensino aprendizagem, com recurso às metodologias ativas e apoio tutorial específico, desenvolvido pelo corpo docente, professores (as), tutores (as), técnicos (as) e mentores (as). Os(as) alunos (as) são referenciados pelos respectivos Conselhos de Turma e beneficiarão deste apoio durante um curto período do seu ano lectivo, mantendo sempre a relação vinculativa ao seu grupo de turma.

Crédito texto e imagem: Talitha Vaz
Fonte: Documento informativo do projeto Esferas de Capacitação

Lista Ordenada de Técnicos de Serviço Social – Entrevistas dia 12 de Janeiro às 9:30

Informam-se os candidatos que as entrevistas relativas ao horário de contratação de escola nº37- Técnico de Serviço Social, irão decorrer no dia 12 de janeiro às 9:30, os candidatos devem fazer-se acompanhar do seu portfólio e documentos que atestem as suas habilitações. As entrevistas vão ter lugar na escola sede do agrupamento, Escola Básica do Alto do Lumiar.

 

Contratação de Escola – Técnico de Serviços Social – Clique aqui para consultar

Lista ordenada Grupo 110 – Horário 25

Está disponível para consulta a Lista de Ordenação de Contratação de Escola – Horário 25 – Grupo 110.

Lista Ordenada de Contratação de Escola – Clique aqui para consultar

 

Contactos:

Av. Carlos Paredes
1750 – 314 Lisboa
Telefone: 217 571 510
Fax: 217 560 932
Email: aelumiar@gmail.com

Atividades e Projetos para Eco-Escolas

Refeições 2º e 3º Ciclos