Abril 2019
S T Q Q S S D
« Mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Matriculas para pré-escolar e 1º ano 15 de abril a 15 junho

Quem pode matricular-se no Pré-Escolar:

– crianças de 4 e 5 anos que ainda não estejam matriculadas; 

– crianças que completem 3 anos de idade até 31 de dezembro (só podem frequentar após completarem os 3 anos de idade). 

Quem pode matricular-se no 1.° ano ao 1. ° ciclo do ensino básico:

– com matrícula obrigatória, crianças que completem 6 anos de idade até 15 de setembro; 

– com matrícula a título condicional e facultativo, crianças que completem os 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro

 

Realizada preferencialmente na internet no Portal das Matriculas

https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/

 

Caso impossibilidade poderá ser realizada na secretaria do agrupamento e deverá apresentar os seguintes documentos:

• Original do Cartão de Cidadão do aluno e do Encarregado de Educação (acompanhado dos respetivos pins) / B.I., Passaporte, Visto de Residência e fotocópias dos mesmos com respetivo consentimento escrito;

• Fotocópia do Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde (NSNS);

• Fotocópia do Documento da Segurança Social (NISS);

• Declaração da Segurança Social, atualizada, com a indicação do respetivo escalão de Abono de Família;

• Fotocópia do documento Número de Identificação Fiscal (NIF);

• Fotocópia do Boletim de Vacinas;

• Documento comprovativo da residência/local de trabalho do encarregado de educação;

• Declaração da Autoridade Tributária, validada, com os dados relativos à composição do agregado familiar na qual o menor está inserido.

 

As matrículas só serão aceites mediante a apresentação de toda a documentação solicitada.

       A Diretora
    Maria caldeira

 
Nota: Para conhecer melhor as condições que regem a colocação dos alunos deverão consultar a legislação em vigor para o efeito o Diário da República, 2.ª série — N.º 72 — 12 de abril de 2018, Despacho Normativo Nº 6/2018

Procedimento concursal comum de recrutamento para Assistentes Operacionais

Divulgamos o Aviso n.º 6214/2019 (Diário da República, 2.ª série — N.º 68 — 5 de abril de 2019) com o Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional.

A oferta também se encontra publicada no BEP ( Bolsa de Emprego Público) com o código OE1904/0283

Diário da República, 2ª Série – Nº68 – 5 abril de 2019

Lista Ordenada Horário 42 – Grupo 200

Encontra-se para consulta a lista ordenada para o horário 42 – Grupo 200.

A selecção dos candidatos só será possível a partir de dia 21 de Abril.

Lista Ordenada

Centenário da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, e dando resposta a um convite enviado pela Associação de Professores de Português (APP), a EB1 das Galinheiras desenvolveu um projeto de leitura que envolveu as turmas do 3.º e 4.º anos e no qual foram trabalhados os livros “A Menina do Mar”, a “Fada Oriana” e “A Floresta”. 
O projeto foi integrado no domínio da Educação Literária, focou-se no desenvolvimento de competências de literacia e foi organizado em cinco momentos: apresentação do projeto; exploração da biografia da autora; leitura e análise das obras; seleção de frases; e construção de um painel do projeto com as frases selecionadas, bem como com os elementos-chave das narrativas trabalhadas (a Menina do Mar, o Caranguejo, o Peixe, o Anão, a Fada Oriana e a Isabel). 
O trabalho permitiu, por um lado, desenvolver competências de leitura, nomeadamente a fluência, o vocabulário e a compreensão e, por outro, dar a conhecer aos alunos obras de referência, tal como é proposto no domínio da Educação Literária. Os alunos participaram com entusiasmo nas atividades e, no final, a opinião sobre o projeto era unânime: foi uma iniciativa importante para o desenvolvimento de competências de literacia e para o trabalho integrado de diferentes áreas, contribuindo para a descoberta de novos livros, para a melhoria do trabalho em cooperação e para o aumento da motivação para a leitura.

Dia da Árvore e Dia Mundial da Poesia

O dia da Árvore celebra-se anualmente a 21 de Março e serve sobretudo para sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. 

Hoje também se celebra o Dia Mundial da Poesia, comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.

Para celebrar este dia construiu-se a Árvore da Poesia, onde participaram todos os alunos do Agrupamento.

Semana da Leitura

 
 
Vai realizar-se, como é habitual, a Semana da Leitura, este ano ficou definida de 11 a 15 de março e sob o lema “Hoje leitor, amanhã leitor!”

Desporto Escolar

A Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar, participou no dia 28 fevereiro, em mais uma atividade prevista no projeto do desporto escolar com o seu grupo equipa de atletismo.
A aluna Maribel Neto do 6ºA foi medalhada com o 1ºlugar na prova de velocidade!
Muitos Parabéns!!!

KIDFUN Balneário de Valores

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, a Fundação Benfica visitou a Escola Básica das Galinheiras e os alunos participaram na atividade “Kidfun Balneário dos Valores“, com o acompanhamento de dois monitores.

A primeira atividade foi a visualização de um filme sobre os dez valores do balneário: amizade, respeito, compromisso, fair-play, humildade, superação, excelência, cooperação, superação, responsabilidade e verdade.

De seguida, foi realizada com as turmas de 4º ano a atividade “Tática dos Valores”, na qual os alunos foram desafiados a colocar numa placa tática cada um dos valores trabalhados. O 3º ano realizou uma atividade relacionada com a mesma temática, mas com vocabulário associado à criação de um Planeta Fantástica e de um Planeta Horrível. O 1º e 2º ano de escolaridade trabalharam também os valores acima apresentados, mas com atividades adequadas à sua faixa etária (visionamento do filme e atividade prática).

No final, foi dinamizado um jogo coletivo para a aplicação dos valores trabalhados.

Os alunos participaram com muito entusiasmo nas atividades e conseguiram compreender a importância destes valores para o desporto e para a vida.

Jornadas Pensamento Emocional 2019

Dia dos Afetos

A EB1 das Galinheiras comemorou o Dia dos Afetos com um projeto que foi desenvolvido na semana de 11 a 14 de fevereiro. Este projeto envolveu todas as turmas da escola e integrou várias atividades, entre elas, a criação de Árvores dos Afetos e um Correio Sentimental.

Para a construção das Árvores dos Afetos, cada aluno recebeu um coração com um desafio: completar a frase “Para mim, o Amor é…”. Os corações foram depois ilustrados e colocados nas várias árvores existentes na escola.

Em relação ao Correio Sentimental, cada aluno escreveu uma pequena frase ou desenhou algo para alguém especial num cartão personalizado. Os postais foram depois distribuídos num momento coletivo de partilha que encerrou a comemoração do Dia dos Afetos.

Em paralelo, cada sala desenvolveu diversas atividades subordinadas ao tema da amizade: leitura de obras, visualização de filmes, atividades de expressão plástica, diálogos com os alunos, entre outros.

Numa parceria com a Enfermeira Isabel Vilaça, da Saúde Escolar, foram elaborados trabalhos alusivos ao tema, que serviram para decoração do espaço escolar.

As atividades decorreram de forma positiva. Houve envolvência e os alunos participaram com entusiasmo nas atividades propostas. Os momentos de partilha foram uma constante e contribuíram o sucesso desta iniciativa.