Home » Notícias » Viagem da Criança pelos Trilhos da Cultura

Viagem da Criança pelos Trilhos da Cultura

A Escola Básica 2,3 do Alto do Lumiar comemorou o Dia da Criança de uma forma especial, promovendo várias atividades sob o tema “Viagem da Criança pelos Trilhos da Cultura”.

Num ambiente de empatia e proximidade, o evento foi muito divertido e pedagógico, proporcionando uma tarde diferente aos alunos e fomentando o convívio entre os vários agentes da comunidade educativa. 

Neste dia, a escola promoveu diversas atividades de modo a ampliar a consciência sobre a importância da diversidade cultural no desenvolvimento da sociedade, através da apresentação de diferentes expressões culturais, envolvendo a gastronomia, a música, a dança, os costumes e as tradições das origens dos alunos do nosso agrupamento. 

A tarde começou com um Almoço Intercultural – Sabores e saberes do mundo, seguido de um Desfile intercultural de alunos e alunas com trajes típicos do seu país de origem. Posteriormente, foram apreciadas várias atuações de dança. Ao longo da tarde, em locais específicos, estiveram algumas alunas a dinamizarem workshops de tranças africanas.

Esta iniciativa do NIOC – Núcleo de Intervenção e Otimização Comportamental contou com o apoio da AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global – ONGD e procuraram: Promover a afirmação de valores como a tolerância, a solidariedade e o diálogo; fomentar a paz, a segurança e a estabilidade escola; incentivar o respeito pelo outro e pela vida; combater o fundamentalismo e os estereótipos culturais e aprofundar reflexões sobre a diversidade cultural. Para o sucesso da iniciativa contribuiu a colaboração dos alunos, das famílias, dos(as) professores(as) e dos(as) assistentes operacionais.

O dia encerrou com o Baile de Finalistas dirigido a alunos do 9º ano de escolaridade.

Contactos:

Av. Carlos Paredes
1750 – 314 Lisboa
Telefone: 217 571 510
Fax: 217 560 932
Email: aelumiar@gmail.com

Atividades e Projetos para Eco-Escolas

Refeições 2º e 3º Ciclos