Home » Notícias » Dia da Inclusão e da Liberdade

Dia da Inclusão e da Liberdade

A propósito da Comemoração do Dia da Liberdade (25 de abril) e da Celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril), o Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar assinalou o dia de forma muito especial – com a criação do Dia da Inclusão e da Liberdade – aproveitando para celebrar também o dia da Não Violência e Educação para a Paz (30 de janeiro) e o Aniversário da Libertação de Nelson Mandela (11 de fevereiro).

Ao longo do ano lectivo, @s noss@s alun@s do Clube Ubuntu, têm planeado e desenvolvido diversos momentos formativos em prol da comunidade educativa. Este dia foi o culminar de um trabalho assente na filosofia da liderança servidora, traduzindo-se no desenho, planeamento e dinamização desta a actividade. De forma muito madura e proactiva, revelaram grande capacidade de trabalhar em equipa, de resolução de problemas e superação de obstáculos.

A comemoração de um dia de grande significado para o nosso agrupamento contou com a presença de ilustres convidados a diversas áreas e que desde sempre têm assumido um papel de parceiros nesta sinergia e que se juntaram a nós na celebração deste dia, concretamente o Sr. Vereador da Educação da CML, Dr. Manuel Grilo, entre outros.

Simultaneamente decorreu uma cerimónia celebrativa – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril). 

Tod@s @s alun@s do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico foram presentados com um livro wentregue pela mão do Sr. Vereador, Dr. Manuel Grilo e pela escritora,  Dr. Rita Jerónimo.

Neste dia foi ainda inaugurada a exposição Cela Mandela – réplica da cela original Roland Island – na biblioteca da escola, cela construída pelos alunos do Clube Ubuntu para ser visitada por todas as turmas.

A propósito do projecto Sementes para Comunidade, foi também inaugurada a Ágora Mandela, com a participação dos parceiros envolvidos no projecto, Arq. Miguel Magalhães Arq. Sofia C. Pinto. A Agora pretende assumir-se como um espaço para dinamização de atividades da comunidade escolar, reuniões de alun@s, assembleias de turma, etc.

Todas as turmas participaram na construção do muro da não-violência através da criação de uma palavra com a metodologia stencil, nas aulas de EV, em estreita colaboração com o artista plástico RAF – Rui Alexandre Ferreira. Estas diferentes palavras foram brilhantemente unidas para formar uma frase que reflecte o espírito do da escola que nos orgulhamos.

Este dia traduziu-se simbolicamente num momento muito especial para nossa comunidade.

Contactos:

Av. Carlos Paredes
1750 – 314 Lisboa
Telefone: 217 571 510
Fax: 217 560 932
Email: aelumiar@gmail.com

Atividades e Projetos para Eco-Escolas

Refeições 2º e 3º Ciclos