Home » Projetos

Projetos

Projetos no Agrupamento

1º Ciclo

Projeto Enlarge SEAS – Successful Educational Actions (SEAS) in Europ

O Projeto Seas4All, implementado em todas as escolas do 1º ciclo do agrupamento tem como objetivos fundamentais melhorar os resultados académicos, aumentar a confiança e a motivação para aprender; aperfeiçoar as práticas sociais; promover a participação real das famílias e de todos os agentes sociais na escola.

Este modelo educacional vai de encontro às teorias científicas que focam a interação e envolvimento com a comunidade como principais fatores de aprendizagem na sociedade atual.

websitehttp://enlargeseas.eu/index/ (clique aqui para aceder)

No  segundo ciclo, decorreu a ação Tertúlias Dialógicas, onde a ação foi aplicada em  duas turmas da escola sede, nomeadamente o 5º D e 5º F. Esta ação abrangeu 43 alunos.

As obras trabalhadas foram “ Fábulas de Esopo” de Esopo e as “Fábulas de la Fontaine”  de Jean de la Fontaine.

As sessão foram de 90 minutos semanais.

A taxa de assiduidade começou nos 63% e terminou nuns espantosos 89,3%.

A opinião dos alunos:

Projeto Bonsai

Bonsai é um projeto que tem em vista a realização de atividades que visam a contribuição para a alteração de mentalidades nos jovens no âmbito da Saúde Pública e Saúde Sexual, promovendo boas práticas através da educação, sensibilização e correto aconselhamento; promover o contacto dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa com a comunidade em que se inserem, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências técnicas e de comunicação.

Projeto Cidade Imaginária

Cidade Imaginária é umaabordagem dos conteúdos curriculares, a partir de temas relacionados com uma cidade, numa perspetiva transversal a todas as disciplinas, privilegiando a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a metodologia de projeto.

Articulação dos saberes curriculares das diferentes disciplinas para um melhor conhecimento do real, nomeadamente na organização de uma cidade e dos direitos e deveres de um cidadão.

Projeto Ludoteca

Ludoteca pretende entreter os alunos com atividades de animação de recreios, promovendo um ambiente de companheirismo e descontração entre pares, bem assim como a interação com docentes e não docentes em contexto exterior à sala de aula.

Projeto MUS-E

MUS-E é um projeto com parcerias e intercâmbios internacionais que desenvolve, implementa e avalia atividades de expressão musical, expressão dramática e movimento, com os objetivos de motivar para a vida escolar e facilitar as aprendizagens e os processos de ensino.

Projeto Amigo grande

Amigo grande, amigo pequeno organiza o acompanhamento individual a alunos com fragilidades emocionais e sociais, podendo ter o apoio de um colega mais velho para o motivar, orientar e valorizar a sua autoestima.

Projeto Caiaques

Caiaques é uma oficina de construção de caiaques. Esta atividade pretende promover aprendizagens formais e informais em contexto diferente da sala de aula, utilizando a interdisciplinaridade. É seu objetivo, igualmente, a oportunidade de interação entre pares incentivando à disciplina e comportamentos e atitudes positivos.

Projeto Guardiões do planeta

Guardiões do planeta é um projeto que planifica e põe em prática um conjunto de de atividades que visam a mobilização dos alunos e a sua capacitação para participar, no bairro e na escola, em ações e reflexões sobre o meio ambiente.

Escolas a Brincar

Projeto de investigação e supervisão sobre os espaços e os tempos de brincadeiras nas escolas. O público-alvo são todas as crianças das turmas do pré-escolar e do 1ºciclo.

Tem como objetivos melhorar os espaços de brincar (interiores e exteriores) das escolas de 1º ciclo do município de Lisboa; aumentar, para todos os grupos-alvo, o conhecimento do direito de brincar e suas implicações no desenvolvimento físico, mental e social das crianças.

2º Ciclo

Projeto Presente

Presente! é um projeto que visa a constituição de um grupo de teatro constituído por alunos dos 5º e 6º anos da escola sede, com estreita colaboração com o Teatro Nacional D. Maria II, que cede a atriz Manuela Pedroso para orientar o grupo, com o objetivo primordial de dar oportunidade aos nossos alunos para que possam desenvolver competências sociais e emocionais por via das artes performativas.

Agrupamento

Projeto Beemotionaltechie – Between Emotional Learning and Tecnology. Social and Emotional Learning Program (IO4) project (2019-1-PT01-KA201-060761) ERAMUS+

website: https://aelumiar.com/beemotionaltechie/ (clique aqui para aceder)

Clube da Ciência

O clube da Ciência é um projeto que pretende reforçar as relações entre alunos e entre alunos e professores e ampliar os conhecimentos científicos, nomeadamente, ambientais, físicos, químicos, biológicos e geológicos. Com as atividades desenvolvidas conseguiu-se motivar os alunos para estas temáticas, reforçar o seu espírito crítico e desenvolver atividades de cariz investigativo.

Projeto Eco-Escolas

A Escola participa no Projeto Eco- Escolas, sendo este um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE.

Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

2020 | Desafios #EcoEscolasFicaEmCasa

Projeto Fénix

O Projeto Fénix surge no Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, na tentativa de construir uma resposta que possa garantir condições de igualdade de oportunidades de sucesso, numa Escola com todos e para todos.

Tem como objetivo promover o sucesso escolar e proporcionar condições para que os alunos tenham a oportunidade de efetuar aprendizagens e consolidar saberes. Mais do que combater o insucesso, interessa qualificar esse sucesso, dando-lhe novas dimensões e horizontes de sustentabilidade.

É um desafio que exige determinação, rigor e trabalho de equipa, no qual alunos, professores e encarregados de educação cooperam rumo ao sucesso escolar. 

Projeto “A minha turma tem um herói.”

A minha turma tem um herói, implementado em todas as turmas das escola do agrupamento, visa a interação entre pares, no sentido de desenvolver competências com base na criatividade e, em alguns casos, na homenagem de pessoas reais que assumem o estatuto de “heróis” para os nossos alunos pela sua dedicação à comunidade.

Projetos Fazer Acontecer

Fazer Acontecer, conjunto de projetos a serem implementados em todas as escolas do agrupamento , abarcando os 1º, 2º e 3º ciclos.

Com financiamento da CML, têm como objetivo fundamental a promoção das mais diversas áreas, desde a educação para a sustentabilidade ambiental, passando pelo desenvolvimento de estratégias de aprendizagem por via da tecnologia, não esquecendo a educação pelas artes e o incentivo às aprendizagens para o desenvolvimento pessoal, emocional e social.

Contactos:

Av. Carlos Paredes
1750 – 314 Lisboa
Telefone: 217 571 510
Fax: 217 560 932
Email: aelumiar@gmail.com

Calendário

Outubro 2020
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031